segunda-feira, 30 de julho de 2012

REVIEW: SEREIA

Livro: Sereia
Título original: Syren
Autora: Tricia Rayburn
Número de páginas: 306
Editora: Verus

Sinopse:
Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte.

Primeiramente, gostaria de comunicar que apenas postei o primeiro parágrafo da sinopse, pois a original (a da contra-capa do livro), possui quatro parágrafos e conta metade do livro. Geralmente, eu não leio inteiramente a sinopse de um livro, porém Sereia foi uma exceção, infelizmente. É frustrante você ter lido as primeiras cento e cinquenta páginas de um livro e este ainda não ter te surpreendido, pois você já sabia tudo o que iria acontecer graças à sinopse...

Enfim, Sereia me chamou a atenção por dois motivos. Primeiro: o tema sereia não é muito comum de ser encontrado no mercado (na verdade, o único livro que eu conhecia até topar com este aqui era A Pequena Sereia, um clássico da Disney) e eu estava doido para descobrir como a autora desenvolveria a estória; segundo: olha a capa. Preciso dizer algo mais?

O livro me causou certa estranheza quando comecei a leitura; a escrita de Tricia Rayburn não havia me agradado muito no começo. Porém, gradualmente fui me acostumando com sua forma de escrever e a leitura fluiu bem. Mas repito: teria sido muito melhor se eu não soubesse o que aconteceria nas próximas páginas.

Diferentemente do que eu havia pensado antes de começar a ler o livro, a figura da sereia, nesta estória, não é tão atrelada ao mar. É claro que este ainda tem um papel importante (e muito!) na trama, mas a estória não se desenvolveu como achei que seria. Pensei que, pelo tema ser sereias, mais da metade da estória se passaria dentro do mar. Mas não, isso não acontece. Ponto positivo para a autora, que conseguiu fazer com que a estória não caísse no óbvio.

Sereia é, basicamente, um livro de investigação onde a personagem principal, contando com a ajuda de algumas pessoas, tem de ir juntando as pistas ao longo do caminho para, no final, desvendar um mistério. Ainda sobra tempo para um romance, é claro. Falando assim até parece clichê, e, de certa forma, é. Mas isso não impede que sereia seja uma boa leitura para passar o tempo.

Quanto ao final, eu gostei bastante. Ele me surpreendeu e conseguiu me deixar, em parte, ansioso pela continuação, Encanto.

NOTA: 3,5 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário