sexta-feira, 13 de julho de 2012

O que aconteceu com as capas? #1

Olá, pessoal! Depois de muito pensar, resolvi fazer uma postagem especial sobre as tão polêmicas mudanças de capas de certas séries/trilogias que acontecem cada vez mais frequentemente. 

É sabido que a capa de um livro pode influenciar nas vendas do mesmo; se a capa for bonita, existe uma grande chance de o livro ter uma vendagem superior a de um com uma capa "meia-boca". É claro que não se deve julgar livros pela capa, mas isso não quer dizer que não o façamos. E que fique claro que estou falando de uma maneira geral; obviamente não são todos que compram um livro apenas pela capa, mas aposto como a maioria o faz, e, muitas vezes, sem o menor peso na consciência. 

Mudanças no estilo de uma capa de um livro pertencente a uma série ou trilogia vêm acontecendo cada vez mais e, muitas vezes, frustam os leitores. O exemplo que escolhi hoje para ilustrar essa postagem são as capas da trilogia Sereia, da autora Tricia Rayburn. Aqui no Brasil, o livro foi lançado com a mesma capa da primeira edição do livro lá nos Estados Unidos. Olha só as duas, lado a lado (clique nas imagens para aumentá-las):



Acontece que, quando o livro começou a ser produzido em paperback nos EUA, as capas mudaram totalmente de estilo. Agora compare a capa antiga com a nova, e depois veja como a trilogia ficou com as novas versões:


Não acho que esse novo estilo tenha ficado ruim, muito pelo contrário, acho as capas lindas. Mas o que me deixa triste é o fato de que quem possui o primeiro livro com a primeira edição (em inglês) ficou com uma trilogia cujas capas não compartilham uma identidade, pelo menos quando comparamos o primeiro com o segundo e terceiro livros. 

Aqui no Brasil, também houve uma mudança: a editora Verus não utilizou a capa americana do segundo livro para a edição do mesmo por aqui. Eles optaram por uma capa que utilizasse tons parecidos com os da capa do primeiro livro. Dá uma olhada como ficou nossas capas:


Apesar de ter apreciado o que a editora tentou fazer, tenho que confessar que eu realmente não gosto da capa do segundo livro. Mas, por outro lado, a identidade da série foi mantida. Até mesmo o efeito holográfico do olho da menina no primeiro livro está presente.

Bem, essa postagem sobre mudança de capas foi apenas a primeira de muitas outras que ainda estão por vir. Por isso, fique ligado! E, é claro, espero que tenham gostado.

2 comentários:

  1. Adoreeeei. Eu sempre fico ligada com o que acontece com as capas e sempre me estresso quando tenho uma de um jeito e mudam para outro completamente diferente.
    Não li esse livro Sereia, mas se fosse escolher, ficaria com o estilo das novas de paperback. São bem bonitas!
    Terminei Divergent Lucas, com o coração na mão e chorando litros! Que livro maravilhoso!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho as capas em paperback lindas, mas como eu disse na postagem o que me chateia é eles terem mudado o estilo das capas... Mas enfim, temos que superar :)

      Que bom que vc gostou de Divergent!! E o que é aquele final, né??? Insurgent começa bem aonde Divergent parou, e tb tem um final que quase faz parar o coração... Mas, enfim, vc tem que ler! :)
      Beijos.

      Excluir