segunda-feira, 9 de julho de 2012

REVIEW: PERFEITOS


Esta resenha está livre de spoilers.

Livro: Perfeitos
Autor: Scott Westerfeld
Número de páginas: 382
Editora: Galera Record

A sinopse foi descartada para evitar spoilers.

Quem leu minha resenha de Feios (aqui), sabe que eu não gostei muito do livro, e, por esse motivo, mesmo já tendo Perfeitos na estante, demorei um tempinho para dar seguimento à série. Como eu não gosto de desperdiçar meu tempo com leituras que não me agradam, tentei ler Perfeitos o mais rápido possível com o tempo que eu tinha disponível, e o acabei em três dias.

Já vou logo dizendo que Tally está ainda mais insuportável e possui atitudes ainda mais revoltantes. Ela é uma personagem forte? Sim, ela é. Mas mesmo assim não deixa de causar aborrecimento ao leitor. Algumas atitudes de outros personagens também podem causar certo estranhamento. Vários deles mudam de personalidade de uma hora para outra, sem mais nem menos. E não adianta querer botar culpa na operação; para mim, o autor fez isso para (tentar) chocar o leitor e/ou adicionar um clima de suspense ao livro.


Citar Westerfeld me faz lembrar de seu tipo de escrita. Assim com em Feios, Perfeitos tem uma narrativa em terceira pessoa extremamente forçada e artificial, que faz com que o leitor (ao menos eu) não se prenda à estória. Também senti que quanto mais páginas eu lia, menos a estória desenvolvia. Nada parecia avançar, em parte, pelas descrições em demasia que só servem para aumentar o número de páginas do livro.

E o que falar do triângulo amoroso inserido na estória? Totalmente desnecessário e sem graça. Mas e a pergunta que não quer calar: Perfeitos é melhor do que Feios?

Devido ao final que me surpreendeu de uma maneira positiva, eu escolheria Perfeitos. Mas isso não significa que este seja melhor do que Feios. O último acontecimento do livro me deixou com vontade de ler Especiais, terceiro livro da série, admito. Foi algo que me pegou tão de surpresa, que APENAS por esse motivo adicionei meia estrela à nota do livro, se formos o comparar com Feios.

NOTA: 3 de 5 estrelas.

Quote: “Ela suspirou. Pelo menos, sua vida seguia um padrão consistente: só ficava cada vez mais complicada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário