segunda-feira, 16 de julho de 2012

REVIEW: LEGEND

Livro: Legend, primeiro livro da trilogia Legend
Autora: Marie Lu
Número de páginas: 305
Editora: Putnam

Sinopse (traduzida por mim):

Uma vez conhecida como o costa oeste dos EUA, a República é agora uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos, as Colônias. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos distritos, June, uma garota de quinze anos, é um prodígio sendo preparado para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, um garoto de quinze anos, é o criminoso mais procurado do país. Mas seus motivos podem não ser tão malignos quanto parecem.
(…)
Cheio de ação ininterrupta, suspense e romance, esta estória moverá leitores bem como emocionará.

Legend é o primeiro livro de Marie Lu, e de cara já conferimos o enorme talento que a autora possui. Esse livro já estava na minha wishlist fazia algum tempo, pois TODAS as reviews que eu li falavam maravilhosamente bem do livro.

Então, deixe-me começar dizendo que Legend é uma distopia simplesmente FANTÁSTICA, o que significa que escrever esta review será uma tarefa difícil. Em Legend, somos apresentados a Republic (ou República, em português), conhecida antigamente como a costa oeste dos Estados Unidos, que está em guerra contra contra seus vizinhos, os Colonies.

Na República, há dois extremos: uns vivem na extrema riqueza e outros na extrema pobreza. Os dois personagens principais, Day e June, apesar de terem nascido em classes sociais diferentes (Day nasceu na pobreza e atualmente é o criminoso mais procurado da República, enquanto June desde sempre teve uma vida boa, mesmo tendo perdido seus pais cedo e sendo criada por seu irmão, Metias) têm algo em comum. Ambos são absolutamente ágeis e talentosos; a diferença é que cada um usa suas habilidades para fins diferentes: June estuda em uma universidade militar que serve de treinamento para ela poder servir à República, ao passo que Day depende de seus furtos para sobreviver. Day, apesar de ser o criminoso mais procurado da República, usa suas habilidades para roubar e nunca para matar.

Os mais pobres temem ser contagiados pelas pragas (ou plagues, no original), que são vírus cuja imunidade apenas os vacinados possuem, ou seja os mais ricos. O irmão caçula de Day, Eden, contraiu tal vírus. Por esse motivo, Day tenta desesperadamente conseguir o antídoto para curar seu irmão.

Em um dado momento da estória, os caminhos de ambos personagens (Day e June) se cruzam, e a partir daí os dois ficam cada vez mais próximos um do outro.

A narrativa em primeira pessoa é alternada entre o ponto de vista de Day e o de June, o que nos oferece uma boa visão da estória, que é eletrizante; cada capítulo acaba em um gancho para o próximo, o que incita o leitor a ler mais e mais! O livro também é repleto de injustiças e situações extremamente cruéis que são como uma facada no coração do leitor.

Por causa das atitudes que tomam e do jeito como pensam, Day e June parecem ser muito mais velhos do que realmente são: ambos têm apenas quinze anos. Não acho que isso seja um erro de iniciante da autora. Muito pelo contrário, suas características apenas deixam ainda mais claro que neste mundo futurístico apenas os mais inteligentes e habilidosos têm alguma chance.

Legend foi uma leitura única! O livro é rápido e sem enrolações. As descrições feitas pela autora não são usadas apenas para o livro ter mais páginas; cada detalhe terá uma utilidade no futuro.

O livro me lembrou, em algumas partes, a trilogia Jogos Vorazes. Mas não leve isso para o lado negativo. Legend e Jogos Vorazes possuem estórias bastantes diferentes, mas a proposta de ambos os livros é parecida: um governo que controla com rédea curta a população, pessoas passando fome enquanto outras esbanjam luxo e riqueza, rebeliões contra um governo tirano, e coisas desse tipo.

Alguns personagens me encantaram, enquanto outros detestei até o último fio de cabelo. Eu mergulhei na estória de uma forma tão intensa que cheguei até mesmo a sonhar com as cenas de perseguição do livro.

Enfim, recomendo demais! Legend com certeza já está no top 10 melhores livros que eu li neste ano. Pena que agora tenho de esperar até o ano que vem para poder ler a sequência...

Must-read!!

NOTA: 5 de 5 estrelas.

Quotes:
'Você não vai me deixar também, vai? Você ficará comigo mais por mais tempo do que mamãe e papai?'
Metias beijou minha testa. 'Para sempre, criança, até você estar farta de me ver.'”

Nós ficamos deitados juntos, assistindo aos raios e ouvindo os trovões, e esperando pelo começo de um amanhecer chuvoso.”

5 comentários:

  1. Aaahhhhhhhhhh vou surtar!
    Como que nenhuma editora brasileira comprou os direitos desse livro ainda?????????????
    Esse livro deve ser ótimo, só tem resenha falando bem demais, vou comprar em ingles mesmo, não vou aguentar esperar pela boa vontade de alguma editora..
    Como é o ingles desse livro Lucas? É mais complicado que Divergent?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, te dou a maior força!!! Compra, você não vai se arrepender! O inglês do livro é do mesmo nível de Divergent, bem tranquilo, então com isso você não tem que se preocupar. ;)

      Excluir
  2. Eu li por indicação aqui do blog e recomendo também. Bons personagens, são lógicos e carismáticos. O que menos gosto nesses novos romances é a falta de originalidade nos personagens principais, que parecem sempre os mesmos, inclusive em outra histórias de autores diferentes. Felizmente, esse não é o caso nesse livro hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que você leu o livro por indicação do Queridos Livros. :) Ah, estou louco pela sequência de Legend, Prodigy, que sai no fim do mês!!

      Excluir
    2. Já fiz a pré-compra no site do The Book Depository, um site fantástico com uma quantidade absurda de livros e free shipping pro mundo inteiro.

      Excluir