terça-feira, 22 de maio de 2012

10 livros únicos que eu recomendo


Olá, pessoal! Estou de volta com mais recomendações para vocês. Decidi que o tema, desta vez, seria livros únicos. Quem acompanha o mundo literário já deve ter notado que muitos dos livros lançados recentemente são parte de uma série; parece que os livros únicos (sabe aqueles que começam e terminam de contar uma estória?) estão ficando cada vez mais difíceis de ser encontrados. Tudo bem que ler séries é ótimo - você a acompanha por anos, e, quando ela chega ao final, você meio que fica órfão -, mas ler um livro que, quando acaba a leitura, você não precisa esperar um ano para ver o que acontece depois também é muito legal.

Tendo como base esse pensamento, decidi recomendar 10 livros únicos. Também devo dizer que não ordenei a lista de 1 a 10, sendo 1 o melhor e o 10 não tão bom quanto os outros classificados acima deste. Confiram a lista:


*O Clube do Filme, de David Gilmour. Este livro trata de uma relação pai-filho, sendo o próprio autor o pai do qual estamos falando. A estória é contada por David e retrata as atitudes tomadas pelo mesmo desde quando seu filho decide parar de estudar, passando pelas relações amorosas deste último, até as coisas finalmente se resolverem. Mas é claro que não há realmente um ponto final, afinal esta é uma estória verídica. Leia a sinopse lá no Skoob.

*A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr. Anjos caídos e uma batalha iminente... Eduardo Spohr mistura o presente com o passado até a estória chegar ao seu ápice: o Apocalipse. Esse foi um dos melhores livro que eu li em 2011. Leia a sinopse lá no Skoob.

*A Hospedeira, de Stephenie Meyer. Sei de muita gente que não gosta desse livro, assim como há pessoas que o adoram. Eu me encaixo na segunda opção. A Hospedeira não é um livro jovem-adulto, mas adulto. O planeta Terra foi dominado por almas alieníginas que habitam corpos humanos e que agora estão no comando. A personagem principal, Peregrina, é uma dessas almas e com certeza está entre as personagens mais doces da literatura. E o livro ainda vai virar filme, yay!! Leia a sinopse lá no Skoob.


*A menina que roubava livros, de Marcus Zusak. Tenho que confessar que não me lembro muito dos detalhes da estória, afinal já faz um bom tempo que o li. Mas uma das características do livro que me fez querer conhecer a estória é que a mesma é narrada pela própria Morte. Não é ao menos interessante? Leia a sinopse lá no Skoob.

*Brightly Woven, da Alexandra Bracken. Este é um livro medieval que conta a estória de Sydelle, que vive numa aldeia que não chove há mais de dez anos. A estória envolve magia e é maravilhosa! Mas infelizmente o livro não foi publicado por aqui... Leia a sinopse lá no Skoob.

*A Nona Vida de Louis Drax, da Liz Jensen. Fiquei muito surpreendido com o desfecho deste livro, que fala de uma síndrome (é claro que eu não vou revelar qual, né?). Leia a sinopse lá no Skoob.

*Insônia, de Marcelo Carneiro da Cunha. Insônia foi um dos primeiros livros que eu li. Comprei-o enganadamente, mas o li e gostei bastante. Claro que naquela época eu não era tão exigente quanto sou hoje (não concordam que quanto mais a gente lê, mais ficamos perfeccionistas?). Recomendo para quem está procurando um leitura leve e divertida. Leia a sinopse lá no Skoob.

*A menina que não sabia ler, de John Harding. Acho esta estória apaixonante. Como eu disse na resenha desse livro, adoro estórias com bibliotecas gigantes (como em Coração de Tinta). Essa não poderia ser excessão. Mesmo não tendo sido cinco estrelas para mim, recomendo demais o livro. Leia a sinopse lá no Skoob.


*It's kind of a funny story, de Ned Vizzini. Mais um ótimo livro que, infelizmente, não foi lançando por aqui. Ele conta a estória de Craig, um adolescente que, assim como muitos outros, sofre pressão para entrar em uma boa universidade. Mas chega uma hora que Craig desiste de tudo e resolve se suicidar. E aí a estória vai se desenrolando de uma forma que, além de divertida, nos faz refletir. A resenha em breve dará as caras por aqui. Leia a sinopse lá no Skoob.

*Sangue Quente, de Isaac Marion. Sangue Quente foi o primeiro livro sobre zumbis que eu li, e acho que não poderia ter escolhido um livro melhor. O livro, cuja estória é narrada e protagonizada por um zumbi, é absolutamente cativante! Corre lá e leia esse livro! Leia a sinopse lá no Skoob.

Espero que tenham gostado, e até a próxima!

2 comentários:

  1. Lucas, como é o nível de inglês de Brightly Woven? Esse livro está na minha wishlist já faz um tempo, mas não sei se, por a história se passar na era medieval, a linguagem é rebuscada ou antiga mesmo... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, o inglês do livro é médio porque a autora detalha bastante o ambiente, mas não porque a linguagem seja antiga ou algo do tipo. Talvez algumas palavrinhas vc tenha que procurar (mas só quando for mesmo necessário), assim como eu fiz. Mas mesmo assim consegui ler o livro facilmente em pouquíssimos dias. Se vc gosta de estórias com um toque medieval e magia, leia esse livro!!!

      Excluir