segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

REVIEW: SHATTER ME


Livro: Shatter Me
Autor(a): Tahereh Mafi
Número de páginas: 338
Editora: Harper
Idioma: Inglês (nível médio)

Sinopse (traduzida por mim):

Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal, mas The Reestablishment tem planos para ela. Planos para usá-la como arma. Mas Juliette tem seus próprios planos. Depois de uma vida sem liberdade, ela está finalmente descobrindo uma força para lutar de volta pela primeira vez – e encontrar um futuro com o garoto que ela achou que tinha perdido para sempre.


Comprei esse livro em parte por causa da capa (sim, eu admito). Apesar de não gostar de capas que mostram todo o rosto do(a) modelo(a), essa me chamou a atenção principalmente por causa das duas frases que se encontram no topo da arte. Achei a ideia bem interessante. Mas devo confessar que o fato de Juliette poder matar apenas com o toque também me deixou curioso para conhecer a estória.

No livro, o Planeta Terra está supostamente morrendo, os animais estão praticamente extintos, há pouca comida e água, quase não há mais vegetação, etc. Com tudo isso, obviamente, a sociedade humana entrou em colapso, e agora quem está no comando é The Reestablishment, que possui um vasto exército.

Juliette começa o livro contando que está trancada em um manicômio há 264 dias. Ela foi separada da família há três anos e nunca teve amigos. Até que, um dia, ela ganha um “colega de quarto”, Adam, e mais tarde é levada até The Reestablishment, e lá são mostrados os planos que eles têm para ela. Só que Juliette é incapaz de torturar ou matar qualquer ser vivo. Ela passou a vida inteira sem tocar ninguém (apenas em algumas situações, acidentalmente), mas mesmo assim foi, e ainda é considerada um monstro por simplesmente ter o dom de matar com o toque.

Eu adoraria dizer que esse é um livro espetacular, mas está bem longe disso. A maneira como a autora Tahereh Mafi escreve não me agradou, pois ela fica repetindo palavras e frases (de propósito, eu sei, mas a leitura parece que não evolui). A primeira metade do livro é muito lenta, excetuando apenas algumas cenas, como, por exemplo, os tempos em que Juliette ia à escola. Não gosto muito de comparar um livro com outro, mas Matched também é um livro lento, porém funcionou para mim. Ao contrário de Shatter Me, justamente porque a autora desse último focou demais no romance. Tudo bem, eu até posso entender tudo pelo que Juliette passou, mas ficou arrastado demais, sofrido demais. Mas da metade para o fim, o livro finalmente engrena e nos é apresentado o personagem mais cativante do livro: James. Não vou falar mais nada, por já seria spoiler.

Pode-se dizer, então, que apesar de não ser uma leitura nem um pouco rápida, Shatter Me agrada em algumas partes, e também emociona quando Juliette finalmente encontra alguém que não a teme nem a despreza. Mas apenas isso. Porém, apesar dessa crítica um pouco negativa, devo dizer que o final do livro me deixou curioso para saber quais serão os próximos passos que a autora dará no segundo e penúltimo livro da trilogia.

NOTA: 3 de 5 estrelas.

2 comentários:

  1. Gostei da resenha, não conhecia este livro!

    Legal saber que vai seer lançado pela NC, quero ler, claro!

    Nossa, a personagem me lembro a vampira dos x-men! hahaha

    Mas que ruim que a história parece lenta e não evolui. :(

    Eu até aguento ler um livro assim, mas só até a metade. Depois disso se não mudar, fico brava e provavelmente não vou gostar do livro.

    Mas vamos ver...

    Beijos!
    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, eu achei o livro meio lento sim, mas vale ressaltar que muitas pessoas adoram Shatter Me. Mas como eu escrevi no final da resenha, fiquei com uma certa curiosidade de saber o que vai acontecer no segundo livro (e uma certa esperança de que ele seja um pouco mais rápido).

    Beijos =)

    ResponderExcluir