sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESPECIAL: Desvendando as Capas de Harry Potter #1

NOTA: todas as sextas-feiras, durante sete semanas, um especial sobre as capas da série Harry Potter irá ao ar.

Hoje farei uma análise das diversas capas do livro A Pedra Filosofal da série Harry Potter. Decidi deixar as capas americanas de fora, pois são iguais às brasileiras. Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião. :)


FRANÇA: a capa francesa é uma das mais infantis, onde vemos o trio caracterizado de bruxo e Edwiges em frente ao castelo de Hogwarts. Destaque para Hermione, com sua cara de sabe-tudo. Também há uma parte dos galhos de uma árvore (o Salgueiro Lutador?), e ao fundo vemos um(a) bruxo(a) voando. Apesar da capa possuir desenhos simples, é uma das minhas preferidas.


DINAMARCA: nessa capa mais “realista” temos a imagem de um Harry jogando um raio para o céu(?). É impressão minha ou Hogwarts está mesmo situada em um penhasco? Ao fundo podemos perceber três bruxos (estariam eles jogando Quadribol?). Essa capa não me agrada muito.


FINLÂNDIA: só tenho uma coisa a dizer: que capa é essa? Ou melhor, que narizes são esses? Também temos uma mistura de Hermione e Mônica, o que me causou um acesso de risadas por uns bons minutos. No livro, Hermione possui os dentes da frente maiores do que deveriam ser, mas a personagem não merece essa cara, não. E mais: que peças de xadrez mais bizarras, não? O pior é que todas as capas da Finlândia seguem esse padrão...


ALEMANHA: as capas alemãs, assim como as britânicas, possuem duas versões: uma infantil e outra adulta. Mas como nós sabemos, ambas apresentam o mesmo conteúdo, apenas a capa muda. Primeiro, vamos analisar a infantil: uma característica dessas capas é o Harry estar sempre olhando para o leitor. Comparando às capas finlandesas, os personagens, bem como as peças de xadrez e o cenário, estão melhor desenhados, dando assim um tom de “harmonia” à capa. Já na versão adulta, temos duas fotos: uma coruja branca (provavelmente Edwiges), e a outra parece ser uma floresta (?). Não são capas lindas, mas com certeza são melhores do que as finlandesas.


ESPANHA: aqui temos uma capa relativamente bonita, com Harry voando em uma vassoura ao redor de Hogwarts. Também marcam presença a Floresta Negra, Fofo e um unicórnio. Provavelmente você já se deu conta de que a capa possua os mesmos elementos/situações que a capa americana/brasileira, como o Harry tenta pegar o Pomo, o Fofo, entre outros.


UCRÂNIA: há tanta coisa nessa capa que não sei por onde começar. Ao centro temos Harry tentando pegar o Pomo de Ouro. Também muitos outros personagens estão presentes: Dumbledore, Rony (com um tabuleiro de xadrez), Hermione (com uma pilha de livros), Professora McGonagall, Snape, Hagrid (ao fundo) Norberto, e alguns outros alunos que não se pode distinguir. Também há dois unicórnios. Mas o que mais me chamou a atenção é que há três (três!!) castelos. Por favor, me corrijam se eu estiver errado, mas eu vejo três: um à esquerda (ou seria a cabana do Hagrid?), um à direita e outro ao fundo à direita. Muito nonsense.


ITÁLIA: OMG! O que é isso? Nessa capa temos um Harry com um chapéu de rato ao lado de um rato gigante, jogando xadrez. A própria J. K. Rowling já declarou que ela não faz ideia do que essa capa significa. Essa é ainda mais estranha do que a ucraniana.


HOLANDA: considero essa capa uma das mais legais, pois ela não mostra muitos detalhes mas representa bem o primeiro livro da série. Detalhe: no nome da autora há sempre um desenho, que nessa capa é uma coruja com uma carta de Hogwarts. Legal, né??


JAPÃO: é uma das capas mais enigmáticas e diferentes. Temos uma coruja gigante (provavelmente Edwiges), Harry (dentro do Corujal?), um dragão que está em desarmonia com os outros desenhos, e alguns bruxos e bruxas. Devo confessar que possuo uma certa indiferença por essas capas japonesas.



INGLATERRA: a Inglaterra possui três versões: uma infantil (versão que eu possuo) e uma adulta (lançadas primeiramente), e uma versão mais nova, chamada Signature Edition. Na Infantil, temos um Harry confuso em frente ao Expresso de Hogwarts. Na adulta, temos uma capa linda e simples: a capa possui apenas a Pedra Filosofal. Já na Signature Edition, temos um tabuleiro de xadrez. Confesso que sou um pouco indiferente em relação às capas novas.

Considerações finais:
*Capas legais: França, Espanha, Holanda, Inglaterra (versão adulta);
*Capas “nada a ver”: Dinamarca, Finlândia, Ucrânia, Itália;
*Capas indiferentes/meio-termo: Alemanha (infantil/adulta), Japão, Inglaterra (Signature Edition/versão infantil).

E vocês? De quais mais gostam?

2 comentários:

  1. ah, adorei esse post, nunca tinha visto as capas dos outros paises (exceto a inglesa) e a mais sem-noçao é a italiana kkkkkk....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!! :) Aproveite e dê uma olhada nas outras postagens do "Desvendando as capas". ;)

      Excluir