domingo, 15 de janeiro de 2012

REVIEW ESPECIAL: MATCHED


Livro: Matched
Autor(a): Ally Condie
Número de páginas: 366
Editora: Dutton Books
Idioma: Inglês (nível médio)

Sinopse (traduzida por mim):

Cassia sempre confiou nas escolhas deles (oficiais). Não há praticamente nenhum preço a se pagar por uma longa vida, o trabalho perfeito, o parceiro ideal. Então, quando seu melhor amigo aparece no “Matching screen”, Cassia sabe com completa certeza que ele é o eleito... até que ela vê um outro rosto por um instante, antes que a tela fique preta. Agora, Cassia se depara com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que ela conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir – entre perfeição e paixão.


Matched é um livro distópico que conta a estória de Cassia, que vive num mundo onde tudo é controlado pelos officials do The Society. Tudo mesmo: o que você come, em quê vai trabalhar, com quem vai casar, onde vai se divertir no fim de semana, e até mesmo quando você morre. Tudo é absolutamente controlado. Na noite em que Cassia está completando dezessete anos, ela vai a um jantar promovido pelo The Society. E é nesse jantar que vai ser divulgado quem irá ser seu parceiro. Primeiramente, aparece na tela o rosto de seu melhor amigo, Xander, mas depois aparece rapidamente o rosto de um outro garoto, Ky. Depois, será explicado a ela que houve apenas um erro e que seu parceiro será Xander. Mas, devido a esse erro, Cassia acaba ficando dividida entre Ky e Xander. Não devo contar mais nada, pois de modo algum quero passar spoiler (apesar de esse livro já ter sido lançado aqui no Brasil com o nome Destino).

Condie escreve maravilhosamente bem. Tudo é muito bem explicado, pois o livro tem uma riqueza incrível de detalhes que fazem com que o leitor, de alguma forma, compreenda aquela nova sociedade e tema todos os riscos pelos quais Cassia passa.

Sei que muita gente não gostou do livro por ele ser um pouco lento, mas esse é um livro que introduz um mundo completamente novo, onde liberdade é uma palavra que não se encaixa de modo algum. Para mim, o livro funcionou perfeitamente, e o final me deixou MUITO ansioso para ler Crossed, segundo e penúltimo livro da série. MUST-READ total!!

NOTA: 5 de 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário