segunda-feira, 12 de março de 2012

REVIEW: HARRY POTTER - DAS PÁGINAS PARA A TELA

Livro: Harry Potter – Das Páginas para a Tela
Autor: Bob McCabe
Número de páginas: 532
Editora: Panini Books

Vou tentar passar nessa review minhas impressões sobre o livro, como é dividido e quais conteúdos apresenta, uma vez que o livro não conta uma estória, mas sim os bastidores de uma franquia cinematográfica.

Primeiramente, devo ressaltar que o livro é gigante, tanto na espessura quanto na altura e largura. Por esse motivo, o livro é bem pesado, o que talvez possa dificultar um pouco a leitura. Ganhei esse livro de Natal e logo comecei a lê-lo, e, por possuir mais de quinhentas páginas, achei que ainda o estaria lendo lá pelo mês de maio. Mas, à medida que se vai avançando, encontra-se mais figuras (algumas gigantescas, diga-se de passagem) do que textos, o que agiliza bastante a leitura. (Clique na imagem para ampliá-la.)



O livro é dividido em três partes; na parte I, Bastidores de Harry Potter, nos é mostrado a jornada da série Harry Potter: desde o processo de adaptação do primeiro livro para o cinema até as duas partes finais. Muitas coisas que haviam sido apenas mencionadas no livro Harry Potter Film Wizardry (conhecido como A Magia do Cinema, por aqui), neste são explicadas com maiores detalhes, como a atuação dos dublês e a escolha das locações certas. Há também um relato de cada dificuldade que a equipe que trabalhou atrás das câmeras teve, o que tiveram de mudar para que a cena ficasse melhor e como o fizeram, e por aí vai... Uma outra coisa bem legal é que nos é apresentada uma breve filmografia de cada ator que entra para a franquia, e ainda quem já havia contracenado com quem. Por esses e outros inúmeros motivos, a parte I é a que mais possui páginas dedicadas à leitura, mas ainda assim deixa espeço para fotos ilustrativas.


Na parte II, A Arte de Harry Potter, é descrito o figurino de cada personagem, bem como o processo de construir os sets e escolher as locações, a criação dos objetos de cena, e uma parte dedicada apenas às criaturas fantásticas da série, que, sem dúvida alguma, foi uma das minhas partes favoritas. Essa parte possui inúmeras fotos (mais ainda!) e esboços realmente interessantes, como, por exemplo, os esboços das transformações que o personagem Dobby sofreu até chegar ao seu visual final.


A parte III, Epílogo, é a mais curta de todas (tem apenas seis páginas!), e apresenta uma breve descrição do último dia de filmagem.


Infelizmente, alguns errinhos de tradução, digitação e posicionamento de imagens de acordo com a descrição dão as caras no livro. Um exemplo bem leve desses erros é a tradução errada do nome do sexto volume da série em uma parte do livro. Traduziram o título para Harry Potter e o Príncipe Mestiço, sendo que o título oficial é Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Como eu disse anteriormente, esse é um dos erros mais leves e que podem ser relevados pelo leitor, mas há outros que podem até mesmo “enfeiar” o livro...

Resumindo, Harry Potter – Das páginas para a Tela é uma versão mais extensa de A Magia do Cinema (sem todos aqueles “brindes”, infelizmente), mas não de uma maneira ruim. Muito pelo contrário: é um livro belíssimo, também por suas informações mas ainda mais pelas imagens de alta resolução que possui, tanto de partes dos filmes quanto dos bastidores, fazendo-o parecer um álbum de recordações para aqueles que acompanharam a série – ao menos através dos filmes – pelo começo. Não acho que esse livro seja um item que todos os fãs da série Harry Potter precisam ter, afinal há fãs que desgostam das adaptações para o cinema. Mas para aqueles que gostam, assim como eu, é um livro must-have

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostaria de dizer que eu simplesmente amei o post! *-*
    Eu fiz uma review do livro pra postar no meu blog ainda essa semana, junto a uma review do Film Wizardry, e gostaria muito de agradecer ao seu post pela ajuda com relação a algumas "traduções" do conteúdo!
    Seu post foi fantástico, obrigada mesmo!
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir