segunda-feira, 2 de abril de 2012

REVIEW: O Rei do Ferro + A Filha do Ferro

Esta resenha de ambos os livros da série Os Encantados de Ferro está livre de spoilers. Portanto, leia-a sem medo!

Livro: O Rei do Ferro, primeiro livro da série Os Encantados de Ferro
Título original: The Iron King
Autora: Julie Kagawa
Número de páginas: 349
Editora: Underworld

Sinopse:

Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa.

Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna superprotetor, Meghan sente que tu que ela conhece está para mudar.

Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade – que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo.

                                                    ~~~

Livro: A Filha do Ferro, segundo livro da série Os Encantados de Ferro
Título original: The Iron Daughter
Autora: Julie Kagawa
Número de páginas: 348
Editora: Underworld

A sinopse de A Filha do Ferro, segundo livro da série, foi descartada para evitar spoilers.


Eu conheci essa série no começo do ano passado em um dos meus passeios pela loja da Amazon, e mesmo sem ter ao menos lido a sinopse d'O Rei do Ferro, eu simplesmente precisava ter aquele livro. Adivinhem por qual motivo? Sim, por causa da capa, que naquela época eu achava absurdamente linda. Hoje ainda gosto dela, mas confesso que não a acho mais tudo aquilo, não.


Enfim, demorei tanto para comprar o livro que, quando decidi fazê-lo, uma editora brasileira iniciante já o havia publicado por aqui, e como eu estava sem vontade alguma de esperar seis semanas para ler o livro em inglês, decidi comprá-lo em português mesmo. Porém, hoje eu me arrependo de ter feito isso, pois a tradução deixa muito a desejar, com alguns erros de concordância e inúmeros erros de digitação, e, mesmo que o trabalho gráfico do livro seja impecável, ele não compensa a revisão pobre do livro. Por isso, recomendo a leitura em inglês, a todos que puderem, é claro.

Gostei das páginas iniciais do livro, mas tenho que admitir que elas não são, digamos, muito originais. Talvez até mesmo nem seja justo eu falar assim de como a estória começa, já que mais para frente ela se desenvolve de uma maneira fantástica, mas esta não seria uma resenha honesta se eu deixasse isso de fora. Quando comecei a leitura, não pude evitar de pensar em outros livros cujas estórias são protagonizadas por um personagem que leva uma vida absolutamente chata e normal, mas que, de uma hora para outra, descobre que pertence a um outro mundo, ou que possui poderes mágicos, ou até mesmo as duas coisas. Harry Potter???

Mesmo assim, aconselho a prosseguir com a leitura, pois a estória vai ficando cada vez melhor. Em O Rei do Ferro, há partes de pura ação, com muitas batalhas e perseguições, bem como partes extremamente engraçadas. E sim, também há um romance proibido, um dos fatores que, na minha opinião, faz com que a qualidade da estória decaia um pouco (mas nada que danifique totalmente a leitura). Por favor, não me entendam mal. Eu acho que um bom romance pode fazer com que a estória fique ainda mais interessante, mas infelizmente esse não é o caso.

Arrisco a dizer que o segundo livro, A Filha do Ferro, é ainda melhor do que o primeiro ,com a introdução de novos personagens e cenas de ação ainda melhores, mas ainda assim não é cinco estrelas, justamente por causa do romance meloso e sofrido.

Mesmo assim, recomendo muito a leitura!! Julie Kagawa criou uma trama inteligente e que prende o leitor de um modo incrível.

Nota de O Rei do Ferro: 4 ESTRELAS
Nota de A Filha do Ferro: 4,5 ESTRELAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário