segunda-feira, 23 de abril de 2012

REVIEW: EU SOU O NÚMERO QUATRO

Essa resenha não contém spoilers da estória.


Livro: Eu Sou o Número Quatro, 1º livro da série Os Legados de Lorien
Título Original: I am number four
Autor: “Pittacus Lore”
Número de páginas: 350
Editora: Intrínseca

Sinopse:

Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham fazer. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos do que qualquer coisa que já viram. Somo os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos – porém, somos reais.

Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. Vivemos nas sombras, em lugares onde nunca seremos procurados, tentando não ser notados. Vivemos entre vocês sem que vocês saibam.

Mas eles sabem.

O Número Um foi capturado na Malásia.
O Número Dois, na Inglaterra.
E o Número Três, no Quênia.
Todos foram mortos.

Eu sou o Número Quatro.

Eu sou O Próximo.


Apesar de Eu Sou o Número Quatro ter sido lançado já há muito tempo, fui lê-lo apenas no final do ano passado. Talvez tenha sido o fato de o livro, aqui no Brasil, ter sido primeiramente lançado com a capa do filme, o que me deixou um pouco desanimado, pois eu realmente adoro a capa original. Mas quando a Intrínseca resolveu lançá-lo novamente com essa que eu tanto gosto, não pensei duas vezes e comprei. E só digo uma coisa: me arrependo MUITO por ter protelado tanto a leitura desse livro, pois ele é ótimo!


Começando pelo fato de que Pittacus Lore é um nome fictício que existe apenas na estória do livro, e de que o livro é apresentado como se fosse mesmo uma estória que está realmente acontecendo em nosso mundo. Achei esse ideia muito boa.

O livro conta a estória do Número Quatro, que na maior parte do livro é denominado John, e seu cêpan, Henri, que tem como objetivo proteger John. Como já diz na sinopse, nove crianças lorianas, juntamente com seus nove cêpans, escapam de Lórien, um planeta que está sendo invadido.

Na Terra, John e Henri nunca se fixam realmente em um lugar. Quando acham que estão correndo perigo ou que podem estar sendo vigiados, mudam-se para outra cidade, outro estado, outro país. No livro, eles se instalam em Paradise, Ohio. Porém, mal sabe John que se apegará a algumas pessoas de lá, e que, quando for preciso, não quererá ir embora.

O livro te prende de uma maneira incrível, cada capítulo acabado é um gancho para começar outro, e por aí vai. A ação está constantemente presente no livro, bem como algumas surpresas e mistérios. O ritmo como a estória é contada também ajuda muito, não é nem rápido nem devagar demais.

A estória também tem seus pontos negativos: muitas vezes, não gostei das escolhas que John fazia, algumas totalmente inadequadas. Mas, por ele ser um adolescente, tentei relevá-las.

Pittacus Lore é, na verdade, um pseudônimo usado por dois autores: Jobie Hughes e James Frey. Para quem não sabe, James Frey é autor de polêmicos livros de memórias, que, segundo investigações, são falsas. Mas Eu Sou o Número Quatro é ótimo, então não tem problema, haha.

Apesar de não ser cinco estrelas, só posso dizer uma coisa: mal posso esperar para ler o próximo livro, O Poder dos Seis!

NOTA: 4 de 5 estrelas.

2 comentários:

  1. Vou ser bem sincera, nunca dei muita bola pra esse livro. Acho que devido a ter visto o filme e não ter gostado muito, criei um bloqueio pro livro... Li em algumas resenhas que o protagonista é um tanto irritante, e isso me apavora, pq o protagonista tem que me interessar logo de primeira, senão a leitura acaba ficando maçante.
    Ele é irritante ou são só coisas de adolescente mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, eu também não gostei muito do filme... Na verdade, eu não gostei NADA dele, desde a escolha de atores até os efeitos especiais.

      John, o personagem principal, é meio chatinho às vezes, mas não chegou a prejudicar minha leitura. O que faz ele ser um pouco irritante são seus impulsos de adolescente, que acabam prejudicando ele e os que estão ao seu redor (e confesso que isso me deu muita raiva!!!).

      Mas aconselho você dar uma chance à série, pois o segundo livro é tão, mas tão bom, que vai valer a pena!! A resenha de O Poder dos Seis sai nas próximas semanas, e daí tu vai ver o quanto eu gostei do livro!! =)

      Excluir