quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Eu li/Estou lendo

Eu li: Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Como já disse no último Eu li/Estou lendo, gosto bastante do livro, e separei dois trechos de duas de minhas liras favoritas. Olha só:

Minha alma, que tinha
Liberta a vontade,
Agora já sente
Amor, e saudade.
Os sítios formosos,
Que já me agradaram, 
Ah! não se mudaram;
Mudaram-se os olhos,
De triste que estou.
          São estes os sítios?
          São estes; mas eu,
          O mesmo não sou.
          Marília, tu chamas?
          Espera, que eu vou.
                           Lira V da parte I.

O meu discurso,
Marília, é reto:
A pena iguala
Ao meu afeto.
O amor, que nutro,
Ao teu aspecto, 
E ao teu semblante,
É singular.
         Ah! nem o tempo,
Nem inda a morte
A dor tão forte
Pode acabar.
                       Lira XXV da parte II.

Estou lendo: Sermão de Santo Antônio ou aos Peixes, de Padre Antônio Vieira. É uma leitura rápida e estou gostando bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário