Uma das mudanças que aconteceram mais recentemente no estilo das capas de séries/trilogias foi na trilogia Shatter me, da autora Tahereh Mafi (que, aliás, tem resenha aqui do primeiro livro).
Primeiramente, o livro foi lançado lá fora com esta capa, que, mais tarde, também foi usada aqui no Brasil. Veja as duas capas, a original e a brasileira, lado a lado:
Apesar de a capa mostrar todo o rosto da modelo, gosto dela. E posso dizer que pessoalmente, ela é ainda mais bonita. A capa brasileira possui aquela frase escrita pela autora Lauren Kate que é totalmente dispensável, assim como aquele código que bem poderia estar na contra-capa.
Enfim, o livro foi lançado lá nos EUA com uma outra capa (infinitamente mais bonita que a primeira, diga-se de passagem), e o pior: o segundo livro da trilogia seguiria o mesmo padrão da nova capa. Dá uma olhada na nova capa de Shatter me e na de sua sequência, Unravel me, respectivamente:
Não são lindas?? Mas isso não vem ao caso. Acho um desrespeito ao leitor fazerem esse tipo de mudança... E quanto a quem tem o primeiro livro com a capa antiga? A identidade da trilogia (ao menos dos dois primeiros livros) será perdida. A coleção brasileira ficará assim:
A não ser que eles publiquem uma nova edição com a capa nova... Ainda assim, será que vale a pena comprar o mesmo livro só por causa da mudança na arte da capa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário